quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As escolhas que fazemos a pensar neles...!!!

A entrada na escola primária!...

Uma fase simples que pode tornar-se num drama quando nos questionamos sobre qual o melhor ensino, a escola mais adequada para os nosso filhos!...

É impossível termos a certeza de que a nossa escolha é realmente a mais acertada e uma coisa é certa não existem escolas melhores ou piores, existem sim escolas diferentes!

Aprendi que devo em primeiro lugar decidir como quero que o meu filho seja educado?... ( não esquecendo que a educação começa em casa, mas tendo em conta que passa mais horas do seu dia a dia fora de casa e com outras pessoas, educadores que não nós Pais...  )

Que tipo de valores quero passar para ele?... 

Daí termos optado por uma escola diferente, quando digo diferente digo uma escola que segue os mesmo conteúdos programáticos que qualquer outra escola, mas que tem como principio valorizar as competências de cada criança como individuo.

Desisti de procurar a melhor escola. Especialistas garantem que ela não existe. "O que existe são escolas que priorizam o conteúdo, ou seja as matérias e escolas que privilegiam as atividades que estimulam a curiosidade, o gosto pelo saber, a cidadania e o pensamento autônomo"

"E qual das duas linhas é a melhor?"

A tendência atual da escola, é preparar o aluno para a vida, e não para o mercado de trabalho. Escolas muito preocupadas com o conteúdo/matérias acabam estressando a criança com excesso de informação e tarefas só para que os pais sintam que o filho está pronto para o mercado de trabalho. 

"Isso não faz sentido. O aluno pode ser lento, não é preciso ter pressa. 
É melhor que a criança saiba pouco, mas bem, do que saiba muito, mas mal" 

O ensino que prepara as crianças para exames "imbeciliza a criança".

"É impossível um pai estar 100% satisfeito porque sempre há dúvidas"


Sem comentários:

Enviar um comentário