quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GRIPE A

Neste momento estamos todos preocupados com a entrada ou reentrada dos nossos principes na escola, devido ao possivel contagio de GRIPE A.

È claro que me preocupo muito com isso, na verdade por vezes deixa-me um pouco assustada, a reentrada do meu principe na escola e a minha, sendo as crianças um grupo de risco e com mais probabilidade de se transmiterem entre elas, fico muito muito preocupada.

Sei que a vida deve decorrer normalmente não devemos estar a pensar no pior, certo é que as coisas acontecem, e muitas vezes por falta de bom senso nosso pois pensamos sempre que apenas acontece aos outros e não nos preocupamos em prevenir;
Penso que o essencial é mesmo a prevenção!

Algumas Dicas:

"Como evitar o contágio?

Perante sintomas gripais, evite a transmissão de microrganismos:

  • lave frequentemente as mãos durante, pelo menos, 20 segundos, com água e sabão, sobretudo depois de espirrar ou tossir;
  • cubra a boca e nariz quando espirrar ou tossir, de preferência, com um lenço de papel;
  • evite levar as mãos aos olhos, boca e nariz;
  • utilize lenços de papel e deite-os fora, em sacos de plástico fechados;
  • limpe superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) com um produto de limpeza comum;
  • se estiver num país onde existe um surto, evite locais com grande afluência, como centros comerciais, e o contacto com doentes. Ligue para as linhas telefónicas de aconselhamento ou dirija-se aos serviços de saúde locais, se tiver febre alta e sintomas gripais (tosse seca, dores no corpo e de cabeça, falta de ar, vómitos e diarreia).

Como proteger os bebés?

Lave frequentemente as mãos com água e sabão, durante 40 a 60 segundos, ou com uma solução alcoólica. Mantenha o bebé afastado de pessoas doentes ou áreas afectadas. Limite a troca de brinquedos com outras crianças, sobretudo se os levam à boca. Neste caso, lave-os com água e sabão.

Se ainda amamentar e o bebé ficar doente, ofereça-lhe a mama com maior frequência, pois terá maior necessidade de líquidos. O leite materno é mais rico do que a água, sumo ou soluções de reposição hidroelectrolítica. Além disso, ajuda a proteger o sistema imunitário. Se o bebé estiver tão doente que não consegue mamar, dê o seu leite por copo, biberão, seringa ou conta-gotas.

Como se transmite?

Pode ser transmitido entre humanos. Contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe. Entre humanos, a gripe A transmite-se como a gripe sazonal, através da tosse e espirros. O contágio pode também ocorrer ao tocar em objectos contaminados com o vírus e levar as mãos à boca ou nariz. Não se transmite pelo consumo de carne de porco ou seus derivados (por exemplo, chouriço). As elevadas temperaturas de cozedura eliminam o vírus.

Quais os sintomas?

São semelhantes aos da gripe sazonal, ou seja, febre, dores no corpo e de cabeça, dificuldades respiratórias, como tosse, espirros e nariz a pingar. Por vezes, causa perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia.

Como explicar a situação às crianças?

As notícias alarmantes podem gerar muitas dúvidas e ansiedade nas crianças. Deixe-as expressar-se sobre o assunto e responda às perguntas de forma clara e simples. Refira que estão seguras em casa e na escola: os adultos sabem o que fazer e tratarão delas se adoecerem. Explique alguns cuidados: lavar muitas vezes as mãos com água e sabão e não levar as mãos aos olhos, boca e nariz. Mostre-lhes a importância de dormir, comer bem e fazer exercício físico para ser saudável. Procure manter as rotinas do seu filho, evite ver constantemente as notícias na televisão e na Net sobre o assunto e expô-lo a eventuais comentários alarmistas entre adultos."

1 comentário:

  1. Também ando assustada… haja fé que com a prevenção devida não chegará a nós!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar